quinta-feira, 14 de julho de 2011

SNCT 2010 - TENDA DOS MANGUEZAIS- IV Encontro Maranhense de Educação Ambiental em Manguezais

VII SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA -2010.

             A Tenda dos Manguezais levou à Praça Maria Aragão, no Centro Histórico de São Luís , a divulgação científica dos manguezais com os  trabalhos realizados pelo LAMA Laboratório de Manguezais do Departamento de Oceanografia e Limnologia  da UFMA. A coordenadora Profa. Dra. Flávia Mochel contou com a colaboração dos estagiários e bolsistas do PIBIC do LAMA. Também alhuns alunos do Curso de Oceanografia da UFMA colaboraram como monitores durante todo o evento.

        Entre os participantes que frequentaram a Tenda dos Manguezais destacaram-se centenas de alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares e seus professores, educadores,  estudantes universitários, gestores públicos e inúmeros  transeuntes que paravam para ler os trabalhos nos posters, participar dos debates, tirar fotos no caranguejo e no mangue vermelho . 


Importante registrar os parceiros que se fizeram presentes na Tenda dos Manguezais : a exposição itinerante do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do IBAMA e os boslsistas do PET de Ciências Biológicas da UFMA.

A Tenda dos Manguezais promoveu o IV Encontro Maranhense de Educação Ambiental em Manguezais - IV EMANGUE. Durante quatro dias vários temas relacionados à biodiversidade, unidades de conservação, impactos ambientais,  legislação ambiental e a diversidade sociocultural em áreas de manguezal foram debatidos por especialistas com a população que lotou as cadeiras da tenda.
 O lúdico como linguagem e estratégia de abordagem para difundir conceitos e estimular uma visão crítica sobre a importância socioambiental dos manguezais permeou todo o evento.
                  Construiu-se a Rede de Relacionamento "Correio da Lama", uma grande rede de pesca onde se prendiam dezenas de recadinhos, fotos, desenhos, anúncios, integrando os participantes.

 

Uma atração especial foram os aquários simulando a  passagem das marés entre a praia arenosa, num aquário,  e o manguezal noutro aquário.
As mudas de mangue, os caranguejos na lama e os mariscos (bivalves) filtradores na areia fascinavam os visitantes. A dinâmica das marés, as características da fauna e da flora eram explicadas por estagiários e bolsistas de Iniciação Científica do LAMA.
                                            

Houve também a distribuição de um folheto sobre as atividades do LAMA, e venda e exposição de livros . No Livro mantido na Tenda do Manguezal foram registrados cerca de 460 participantes durante os quatro dias de atividades.


Nenhum comentário: